sábado, 1 de maio de 2010

Câncer na vida Adulta

Embora a grande maioria dos casos de câncer ocorra em adultos acima dos 65 anos de idade, há casos, não tão raros, de câncer em adultos jovens. É inquestionavelmente muito difícil e até chocante a ocorrência destes casos; muitos destes pacientes têm filhos pequenos, o que torna a situação ainda mais dramática e complicada.

Por outro lado, os tipos de tumores que estes pacientes apresentam, são mais frequentemente curáveis. Exemplos são tumores de testículo em homens e Linfoma de Hodgkin em ambos os sexos, doenças para as quais a taxa de cura é maior que 90%.

Nestes pacientes é imperativo não só considerar o tratamento e seu sucesso, mas sempre lembrar que após a cura estes pacientes irão querer ser pais um dia. Assim, sempre deve ser considerada a possibilidade de congelamento de espermatozóides (criopreservação de esperma), e avaliada a possibilidade de tentar preservar função ovariana nas mulheres, com o uso de determinados hormônios ou outras estratégias.

É também imperativa a avaliação da situação familiar por uma psicóloga ou alguém que possa ajudar na orientação de como proceder com filhos pequenos, uma vez que para muitos destes pacientes, tão terrível quanto a doença é submeter os filhos a esta situação de doença e tratamento dos pais.

Mulheres jovens muito frequentemente precisam de ajuda (até mais que mulheres em idade mais avançada) para tolerar mudanças freqüentes no aspecto físico (queda de cabelo, ganho de peso, etc..), problemas com sexualidade, e muitas vezes, problemas de aceitação da situação por parte do companheiro. Embora não exista a receita aplicável a todos, estas questões certamente podem e devem ser abordadas por profissionais especializados.

A mensagem mais importante, porém, e que é um fato, é que a maioria destes pacientes pode ser e é de fato tratada com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário