sábado, 1 de maio de 2010

Sushi pode evitar Câncer de Pulmão

Peixe cru é essencial na cozinha japonesa

Uma dieta alimentar que inclua generosas quantidades de peixe cru ou fresco pode evitar que fumantes desenvolvam câncer de pulmão.

A conclusão é dos pesquisadores do Hospital Central do Câncer, da cidade de Aichi, no Japão.

As taxas de incidência de câncer de pulmão no Japão são menores do que as dos países ocidentais, apesar da proporção de fumantes ser a mesma ou até maior entre a população japonesa.

A diferença é atribuída aos hábitos alimentares dos japoneses, que incluem o consumo intenso de peixe fresco e também de peixe cru nos tradicionais sushi ou sashimi.

Pesquisa

Os pesquisadores analisaram a dieta alimentar de mais de 4 mil pessoas saudáveis e de outras mil pessoas que sofrem de câncer de pulmão.

Eles observaram que tanto os homens como as mulheres que consomem "grande" quantidade de peixe apresentavam uma probabilidade significativamente menor de desenvolver câncer de pulmão.

Os cientistas descobriram ainda que uma dieta que inclua peixe salgado ou seco não oferece as mesmas propriedades protetoras.

O professor Toshiro Takezaki que comandou a pesquisa diz que o fato dos japoneses adorarem peixe fresco e principalmente sushi, é a origem da proteção: "Acreditamos que esta é a razão. No Japão se fuma tanto ou mais do que em qualquer país europeu e nossa taxa de câncer é de apenas 75% à registrada na Europa."

Câncer poderoso

Existem vários tipos de câncer de pulmão, mas os efeitos benéficos do peixe fresco são mais aparentes no tipo de câncer mais poderoso, chamado adenocarcinoma, que aparece em 5% do total de casos.

O professor Gordon McVie, diretor do Cancer Research Campaign, o principal instituto de pesquisa de câncer da Grã-Bretanha, comentou a pesquisa dos seus colegas japoneses: "O estudo reforça o conhecimento de que a dieta alimentar está fortemente associada ao desenvolvimento de câncer."

"Consumir grande quantidade de peixe fresco pode ser uma maneira de dimiuir o risco de desenvolvimento de câncer. mas a coisa mais importante que alguém pode fazer para evitar o câncer de pulmão é simplesmente parar de fumar", acrescentou ele.

Nove entre dez pessoas que sofrem de câncer de pulmão desenvolveram a doença em consequência do fumo. E 95% dos pacientes morrem em cinco anos.

Mas muitos fumantes de longa data nunca desenvolvem câncer de pulmão. Os cientistas tentam descobrir porque algumas pessoas desenvolvem o câncer e outras não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário